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Indicadores Logísticos: Você Acompanha Os da Sua Empresa?

indicadores logísticos

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Saber que os seus processos estão fluindo de maneira correta é fundamental para o seu negócio. Mas você sabe quais são os indicadores logísticos que deve acompanhar para realmente ter certeza que tudo está correndo corretamente ou quais pontos precisam ser revisados?

Nas últimas semana, abordamos temas importantes que devem ser levados em conta e acompanhados de maneira muito próxima em sua empresa: logística integrada e planejamento logístico.

Como já conversamos, quando esses temas são aplicados de forma correta, podem trazer muitos benefícios para a sua logística. E para medir a performance da sua empresa e saber quais são os pontos onde mudanças podem ser realizadas para a obtenção de melhores resultados, você deve sempre analisar os seus indicadores logísticos.

A verificação do desempenho do seu negócio é tão importante que pode impactar diretamente diversas áreas da sua empresa. Mas, afinal, o que são esses indicadores?

Os indicadores de desempenho logístico ou Key Performance Indicators (KPI) são métricas que revelam a performance da sua empresa com relação ao resultado de um determinado processo relevante para o seu negócio. Por meio delas, você consegue acompanhar e comparar determinados períodos de tempo. Esses resultados devem sempre estar de acordo com os objetivos e estratégias adotadas pela empresa. Acompanhando esses números, o gestor consegue visualizar quais os pontos precisam ser melhorados e tomar decisões precisar para que isso aconteça, melhorando, assim, a performance do seu Planejamento.

Com essas medições, você pode verificar, por exemplo, como está a sua produtividade, se existe algum tipo de gargalo em sua qualidade, como está a satisfação do seu cliente ou até mesmo se é possível aumentar a sua capacidade de atendimento.

Os principais tipos de KPIs:

Quando falamos nos tipos de KPIs, temos que lembrar que nem sempre o que as outras empresas mensuram é relevante para mim. Como já falamos acima, deve-se sempre verificar o que é importante de acordo com os objetivos do negócio para melhorar a performance.

Por isso, vamos citar cinco métricas que podem ser importantes para a logística da sua empresa:

Entregas realizadas dentro do prazo:

Qual a quantidade de entregas que foram realizadas dentro do prazo estipulado? Obtendo essa resposta, você conseguirá identificar se existe algum problema com o tempo de transporte, se pode adequar os percursos realizados nas rotas de transporte por regiões para evitar atrasos.

Estoque:

O seu estoque físico está realmente de acordo com o seu controle de estoque? Saber como anda a gestão do estoque é algo fundamental para que não haja algum produto que seja essencial em seus processos, diminuindo, assim, a quantidade de falhas.

Pedido Perfeito:

Em sua totalidade de entregas, quantas foram realizadas sem nenhuma ocorrência (mercadoria com algum tipo de defeito ou errada, pedidos entregues após o prazo estipulado, entre outros)? Esse indicador mede qual o valor que você teve que investir para realizar as devoluções de mercadorias erradas ou com defeitos. Ele também acaba revelando o nível de satisfação com o cliente, afinal, quanto menos entregas erradas, maior será a avaliação dele.

Tempo Médio do Pedido a Entrega

Qual o tempo total entre a solicitação da compra realizada pelo cliente até o momento em que ele recebe o produto? Essa métrica mede todo o processo, do início ao fim.

Custo do Transporte

Qual o valor gasto desde o momento do pedido até a sua entrega? Devem ser inclusos todos os custos: desde o processamento, custos administrativos, com estoque, armazenagem e envio. Após esse cálculo, você pode verificar quantos porcentos são gastos em cada etapa, por exemplo.

Você percebeu quantas melhorias podem ser realizadas ao analisar cada indicador?

Contar com parceiros estratégicos é essencial para melhorar os seus índices logísticos. Com a análise deles, você pode encontrar pontos de melhorias, reduzir custos e agregar cada vez mais benefícios ao seu processo logístico.

Falando em melhorias, a FCA Log tem soluções que trarão muitos benefícios para a sua logística. Qualidade em serviços, com menos burocracia e maior poder de negociação são apenas alguns dos benefícios que podemos oferecer para o seu negócio.

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