← Blog FCA Log

Avarias no Container: O Que Você Precisa Saber e Como Minimizar os Riscos

Compartilhe:

Você comprou um material na China. Aguarda um tempo até que ocorra o transporte dele para o Brasil e, quando ele finalmente chega descobre que o container foi avariado no transporte. No post de hoje você saberá o que fazer e quais as principais avarias que acontecem no transporte.

Quando você importa a sua carga, ela, na grande maioria das vezes, vem protegida por um grande equipamento, que pode ser de diferentes tipos de material (alumínio ou aço, por exemplo). Esse equipamento é chamado de container e ele pode ter diferentes características e especificidades e isso faz com que cada produto transportado tenha um container ideal.

O container é transportado por diferentes tipos de modais: aéreo, marítimo ou terrestre e, algumas vezes, no período do transporte, ele pode sofrer alguma avaria.

A definição de avaria é um dano ao material transportado ou ao meio de transporte durante um percurso. Ela pode ser um grande problema, pois pode comprometer a integridade do material que está sendo transportado. Por isso, é sempre muito importante ter o máximo de cuidado com o transporte da sua carga.

Quando acontece a avaria, existem dois documentos que devem ser preenchidos com as informações sobre como se encontram o container e a carga: o Aviso de Recebimento de Carga e o Termo de Falta e Avarias (TFA). Porém, cada empresa possui um TFA próprio, ou seja, não há uma padronização que seja respeitada por todos os terminais.

Ao tomar conhecimento sobre uma avaria, o importador ou o despachante responsável pela carga deve entrar em contato com a seguradora contratada e enviar uma carta-protesto (pode ser via e-mail, correios ou outra forma) aos responsáveis para esclarecer que a carga não foi recebida da forma que foi combinada e que as providências legais serão tomadas.

A importância de contar com profissionais qualificados

Já falamos sobre a importância de contar com fornecedores de qualidade no post sobre o Planejamento Logístico, mas iremos retomar esse assunto mais uma vez: com o parceiro certo, você obtém inúmeras vantagens: desde profissionais que cuidam dos detalhes para que você possa focar no seu negócio sem preocupações até o estudo da melhor forma para que sua carga chegue ao destino de forma segura.

Os profissionais da FCA Log ajudarão você a tomar as melhores decisões, como qual o melhor tipo de contêiner para cada tipo de carga, além de guiar você da melhor forma caso ocorra algum tipo de avaria com o seu material.

Fale com o nosso time de especialistas clicando aqui e saiba mais sobre como podemos te ajudar.