← Blog FCA Log

O Que é e Qual a Diferença da Logística Inbound e Outbound?

logística inbound e outbound

Compartilhe:

O mundo logístico é repleto de termos que parecem complexos, mas que, após analisados, vemos que são essenciais em nossas rotinas. Já abordamos alguns aqui no blog e, hoje, iremos abordar mais dois: Logística Inbound e Outbound.

Tornar-se cada vez mais competitivo no mercado e crescer, é o objetivo de toda empresa. Uma das formas de alcançar isso, é o desenvolvimento de um Planejamento Logístico estratégico e eficiente, e, com constante análise, devem ser implantadas melhorias nos pontos fracos encontrados no processo para obter-se mais economia e, consequentemente, aumentar o seu nível de competitividade.

Hoje, iremos abordar um tema que pode ajudar você a entender melhorar as suas operações logísticas e, assim, pensar em cada vez mais em melhorias para o sucesso do seu negócio.

 

Mas, afinal, o que são esses dois tipos diferentes de Logística?

Para entendermos, vamos primeiramente relembrar o conceito de logística: uma operação que possui o objetivo de zelar pelos suprimentos necessários e da entrega dos materiais de forma racional. Ou seja, ela abrange todo o processo de movimentação dos materiais, tanto interna quanto externa da empresa, desde a chegada da matéria-prima, até quando ele é colocado à disposição do consumidor.

A logística empresarial surgiu da necessidade da redução de custos nas organizações e da importância de se atender aos clientes de forma satisfatória.

Agora que entendemos o conceito da logística e tudo o que é abrangido por ela, vamos entender as diferenças entre as duas, que nada mais é que a direção em que o processo logístico acontece.

Logística Inbound

Quando falamos neste termo, estamos abordando todo o procedimento relacionado a entrega para dentro da empresa. Fazem parte desse processo a busca por fornecedores, a contratação deles, o recebimento dos materiais, o estoque e o transporte até a empresa.

Para que você entenda melhor, vamos usar o seguinte exemplo: você tem uma montadora de carros e a sua empresa comprou a matéria-prima de pneus para a produção. A logística inbound abrange o transporte, a armazenagem e a entrega dos pneus até a sua montadora.

Um dos principais benefícios que seu negócio pode obter é o maior controle de todas as etapas que são contempladas nesse processo. Além disso, o estreitamento de parcerias com os fornecedores, eficácia no giro de estoque e redução de custo de operação são outros benefícios que você pode encontrar.

Logística Outbound

Já o termo outbound abrange a etapa do fluxo final, ou seja, do fornecedor até a entrega ao cliente. Podemos citar que nesse processo constam o trajeto e a armazenagem, além da entrega ao fornecedor.

Como benefícios, pode-se observar a diminuição dos erros, avarias ou extravios, o que reduz o retrabalho, a melhoria do fluxo de informações, entre diversas outras vantagens.

 

A importância das parcerias

Como você pode observar, ter parcerias estratégicas podem auxiliar você em diversas etapas da Logística.

Em todas as etapas que você puder terceirizar, conte com parceiros que entendam e ofereçam diferenciais estratégicos para o seu negócio.

A FCA Log oferece diferenciais que irão ajudar o seu negócio a ficar cada vez mais competitivo. Maior agilidade operacional, flexibilização na negociação de armazenagem, atendimentos e operações personalizadas de acordo com a sua necessidade são apenas três deles.

Converse com os nossos profissionais e conheça todos os diferenciais que podemos oferecer para a sua empresa.

Até a próxima!