← Blog FCA Log

O Que é e Como Realizar um Planejamento Logístico

planejamento logistico

Compartilhe:

Atualmente, as empresas buscam a melhoria contínua constantemente. Um planejamento logístico eficiente pode trazer vários benefícios, como redução de custos e agilidade para a sua empresa. Confira aqui diversas dicas para ajudar a tornar o seu negócio cada vez mais competitivo.

O planejamento logístico consiste em organizar todos os processos que envolvem a sua logística: desde a armazenagem da carga na origem até o transporte ao destino final, ou seja, a entrega ao seu cliente, analisando qual a melhor forma de realizar as ações para otimizar o processo e vencer desafios logísticos.

Por meio do planejamento, o gestor pode antecipar os problemas e tomar as melhores decisões para resolvê-los e garantir que as operações sejam otimizadas para alcançar a excelência em seus resultados.

Ao realiza-lo de forma correta, a empresa receberá como retorno uma maior rentabilidade, otimização, maior agilidade nos processos, além de ser um diferencial competitivo.

Como realizar um planejamento eficiente?

O primeiro ponto que deve ser levado em consideração ao iniciar esse processo, é que cada empresa possui suas particularidades e, por isso, nem todos os pontos mencionados nesse artigo podem se encaixar a sua realidade ou você possa precisar de outros itens.

Para realizar esse processo, dois itens são de extrema importância e devem ser acompanhados de perto: o transporte dos seus produtos e a sua armazenagem. Mas eles não são os únicos itens. Acompanhe abaixo algumas dicas para elaborar um planejamento eficiente.

Controle de estoque

Controlar por meio de registros tudo o que entra e sai do seu estoque, auxiliará você a saber as necessidades futuras e poderá otimizar o balanço de seus materiais e a necessidade de reposição deles e evitando, também, o desperdício e custos de armazenagem elevados.

É importante pensar na posição dos materiais no armazém. Isso pode fazer com que, por exemplo, o tempo gasto para acessar um produto que é mais demandado possa ser menor.

Parcerias

Ter parceiros de todos os níveis (serviços ou insumos, por exemplos) confiáveis é primordial para a resolução de eventuais problemas que você possa encontrar. Por isso, você deve sempre cultivar parceiros estratégicos, sérios e que apresentem um bom custo-benefício para o seu negócio, além de considerar a qualidade dos produtos, prazo de entrega e as condições de pagamento.

Logística Integrada

Você lembra do nosso artigo sobre Logística Integrada? Realizar a Logística Integrada em sua empresa é importante para o processo de tomada de decisões, pois ela poderá te entregar informações consistentes sobre diversos setores da empresa.

Tecnologia

A tecnologia pode ajudar você a automatizar os seus processos, diminuindo o tempo de realização de algumas tarefas e trazendo diferentes benefícios para a sua empresa.

Transporte

Realizar o monitoramento de seu transporte é primordial, conforme citamos lá em cima, mas também pode ser um grande desafio.

O transporte pode ser realizado de diferentes formas: por motoristas da próxima empresa ou por uma empresa terceirizada e cada material demanda um meio diferente de entrega. Em ambas as opções, é importante que sejam seguidas todas as leis e que todas as pessoas envolvidas nesse transporte tenham o devido preparo e treinamento para lidar com esse material.

Indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são necessários para que seja possível corrigir as falhas no processo e verificar as possibilidades de melhoria. Para isso, você precisa avaliar os resultados dos indicadores estabelecidos com frequência.

A importância da FCA Log para o seu Planejamento Logístico

Conforme falamos acima, contar com parceiros estratégicos é um grande diferencial.

A FCA Log é o único NVOCC no Porto de Santos que possui um terminal alfandegado próprio, o que traz muitos benefícios: mais agilidade em sua logística, negociação de custo de armazenagem, competitividade nas taxas locais, entre outros. Com isso, além da otimização dos processos, você ainda tem benefícios nos custos de sua cadeia logística.

Converse com nossos especialistas clicando aqui e obtenha mais informações sobre os benefícios que podemos oferecer para a sua empresa.