← Blog FCA Log

Logística Integrada: O Que é e Quais Os Principais Benefícios Que Ela Pode Trazer

Compartilhe:

Com um mercado cada vez mais competitivo, os profissionais de logística procuram por diferenciais que possam trazer mais benefícios ao seu trabalho. A logística integrada, além de possibilitar uma gestão mais estratégica dos processos, promete mais benefícios valiosos.

A logística evoluiu muito nos últimos anos. Não é raro observar que, no passado, ela era vista como uma área operacional dentro das empresas. A partir do momento em que foi percebida como uma área estratégica, onde é possível aplicar melhorias para obter-se grandes resultados como redução de custos e processos mais eficientes, tudo mudou.

Mas, afinal, o que é logística integrada?

O termo “logística integrada” consiste em um conjunto de processos inteligentes, onde diferentes áreas de um negócio se unem integrando os seus processos que se relacionem e que impactem as próximas etapas, ou seja, permite a visualização do processo de ponta-a-ponta.

Isso é possível por meio de um departamento que tenha a responsabilidade de realizar o planejamento, implementação e controle de todas as fases. Assim, será possível o foco na agilidade do processo, com otimização operacional e uma rápida tomada de decisão em caso de falhas ou para evita-las.

Falando de uma forma mais simplificada, a logística integrada abrange a cadeia de suprimentos do início ao fim, o que torna possível aplicar estratégias que a deixe cada vez mais eficiente, com uma visão integrada de todos os processos da empresa.

 

Quais os principais benefícios que a logística integrada pode trazer para o meu negócio?

  • Controle do fluxo dos processos: por meio da integração entre as áreas e uma comunicação eficiente e alinhada entre esses departamentos, o gestor poderá ter em suas mãos todos os detalhes e coordená-las de forma otimizada.
  • Tomada de decisões mais assertivas: com todas as informações em mãos, os responsáveis pelo processo conseguem traçar estratégias e coloca-las em prática de forma mais assertiva, obtendo resultados melhores.
  • Dados mais consistentes: recebendo os dados de diferentes áreas, o gestor consegue bater os resultados, tendo uma menor incidência de indicativos não consistentes. Assim, ele possui também um maior controle sobre todas as informações, conseguindo aplicar uma gestão mais estratégica.
  • Otimização de resultados: o controle ativo de todas as áreas e colaboradores envolvidos possibilita o ajuste para evitar possíveis erros, operando de forma eficiente e focando em melhorias. Isso gera um grande impacto no processo e resulta na otimização dos resultados.
  • Redução de gastos: Com a incidência de menos erros e falhas envolvidas nesse processo, os colaboradores terão menos retrabalho. Esse é um benefício que aparecerá naturalmente nas melhorias aplicadas.

 

A FCA Log pode te ajudar com as melhores soluções em logística integrada

A FCA Log possui um time de profissionais que estão capacitados para ajudar você com as melhores estratégias em sua logística. Com toda a experiência na área, eles podem te ajudar com todas as etapas, tanto para o transporte, quanto para a armazenagem e distribuição da sua carga.

Além disso, os serviços oferecidos são completos: vão desde a identificação da sua necessidade até a entrega da carga no local solicitado. Cuidamos de todas as etapas para você ter mais tempo para focar no seu negócio.

Clique aqui e converse com um dos nossos profissionais. Eles estão prontos para ajudar você a melhorar ainda mais a sua logística.

Até a próxima!