← Blog FCA Log

Dicionário de Comex – Parte III

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

O Comércio Exterior, assim como outras profissões, possui diversos termos e siglas que podem ser estranhas a quem não é da área. Já abordamos na Parte I e Parte II catorze termos. Hoje, explicaremos mais sete termos comuns no universo do Comércio Exterior.

Consignee

A tradução para o português de consignee é “consignatário”. O consignatário é a pessoa (jurídica ou física) que é indicada na documentação de transporte como a responsável por reclamar os bens ao transportador no destino, ou seja, o consignee é o proprietário da carga.

Desova

Desovar significa retirar a carga de dentro do container. A desova deve acontecer de forma correta, através de equipamentos adequados para reduzir a chance de depreciação da carga.

Draft

O draft é uma versão rascunhada do conhecimento de embarque. Ele deve ser preenchido pelo transportador antes do período de embarque e o responsável pelo preenchimento e quem deve revisar antes do envio final, é quem está embarcando. As informações que constam nele é o que estará disponível no documento final.

Estufagem

Estufar o container significa carrega-lo com a carga que será transportada. Além de estufagem, esse processo também é conhecido como “ova” ou como “carregamento”.

ETA

ETA é a sigla para “Estimated Time of Arrival”, que significa no transporte marítimo a data estimada de chegada (atracação) de um navio no Porto.

ETS

Já ETS é a sigla da expressão “Estimated Time of Sailing” e seu significado para o transporte marítimo é a data estimada de saída (zarpar) de um navio de um Porto.

TEU

Na logística de transportes, a sigla TEU (Twenty Foot Equivalent Unit) refere-se à Unidade Equivalente de Transporte. Esta unidade de transporte possui um tamanho padrão de contêiner intermodal de 20 pés. Estes módulos padronizados de contêiner de 20 pés recebem o nome de TEU, ou seja, um contêiner de 20 pés é um contêiner de 1 TEU enquanto 1 contêiner de 40 pés é um contêiner de 2 TEUs.

Trata-se da medida padrão para medir capacidade de containers em navios, trens, etc. Equivale a um container padrão de 6.10m (comprimento) x 2.44m (largura) x 2.59m (altura), ou aproximadamente 39 m3.

 

Hoje abordamos mais sete termos em nosso Dicionário de Comex.

Em breve, voltaremos com este tema, abordando mais termos e simplificando cada vez o mundo do Comércio Exterior.

Em caso de dúvidas, nossos especialistas estão sempre à disposição para ajudar você. Basta clicar aqui.

Até a próxima!