← Blog FCA Log

O que é o pré-embarque e como realizá-lo da forma correta

Compartilhe:

A fase de pré-embarque é muito importante para que o seu processo corra sem nenhum tipo de problema. É uma fase delicada e que deve seguir as normas e legislações vigentes.

O pré-embarque é uma fase bastante complexa do processo logístico. Como o próprio nome diz, é a fase que antecede o embarque da carga e envolve diversas ações: a condução do material para a ovação correta no container, a preparação de sua documentação, o processo de inspeção de todo o carregamento, a verificação de se esse processo foi realizado no prazo combinado. Confira em nosso artigo de hoje algumas dicas para evitar problemas.

A principal dica para evitar qualquer prejuízo neste processo é realizar um planejamento prévio, mapeando todas as etapas que o envolvem, verificando se toda a documentação está correta, como o romaneio de embarque, a nota fiscal, o registro de exportação, os certificados e o conhecimento de embarque, e respeitando todos os prazos estabelecidos.

O operador logístico é o responsável por esse processo e o analista ou gerente logístico da empresa é quem deve acompanhar e estar à frente de todo o processo e o planejamento, gerenciando todas as tarefas mencionadas acima e assegurando que nada saia errado, evitando, assim, que o embarque seja cancelado ou custos inesperados para a correção das falhas.

Sobre a documentação para o pré-embarque

A documentação é um dos itens mais importantes para o sucesso do pré-embarque. Como já abordamos, a correção de falhas pode resultar em custos inesperados.

Além disso, elas podem ocasionar problemas como mercadorias entregue com atraso e multas e problemas na realização do despacho aduaneiro.

Por isso, aconselhamos que haja uma verificação minuciosa em toda a documentação antes de realizar o embarque da mercadoria.

A importância de atuar com parceiros estratégicos

Sempre reforçamos a importância de atuar com parceiros estratégicos, que tenham uma ampla experiência no processo e que conheçam e respeitem todas as normas e leis. Sempre aconselhamos que você atue com profissionais capacitados e que garantam para você as melhores opções.

A FCA Log proporciona um serviço de qualidade e tem diversos benefícios para o seu negócio: atendimento personalizado, competitividade de frete e taxas locais, com flexibilidade e segurança na operação. Todos os benefícios são aplicados de forma específica, de acordo com as particularidades da sua operação.

Nossos profissionais estão à disposição para ajudar na tomada das melhores decisões em seu processo. Converse com os nossos especialistas clicando aqui e saiba mais sobre como podemos te ajudar.</>