← Blog FCA Log

Os mitos da Importação

Compartilhe:

Quem realiza um processo de importação, deve seguir diversas regras e leis estabelecidas. Mas, com certeza, você já deve ter escutado algum mito. Hoje vamos desvendar 3 mitos da importação para o Brasil.

Sabemos que o processo de importação é acompanhado de perto pela Receita Federal do Brasil por meio do Siscomex e que todas as etapas devem ser verificadas cuidadosamente para evitar erros e até mesmo multas.

Toda essa cobrança para não cometer nenhum deslize pode provocar até um certo medo em quem não é ou está iniciando na área. E para desmistificar alguns mitos da área, hoje vamos abordar e comentar três deles.

Mito #1: Radar

O primeiro mito que viemos desvendar é o “é quase impossível habilitar o Radar”.

A Receita Federal do Brasil (RFB) anunciou a instrução normativa nº1.984/2020 em dezembro de 2020. Um dos benefícios trazidos nesta normativa é a simplificação da habilitação para atuação no Comércio Exterior.

Visando a redução da burocracia, desde dezembro de 2020, a concessão da habilitação do Radar se dá por meio do Portal Único do Comércio Exterior de forma automatizada, segura e prática.

Mito #2: Horário certo para registro da Declaração de Importação

Alguns importadores ficam com medo ao saber que a DI será registrada em um horário específico ou até mesmo que mais de um processo será registrado de uma única vez.

Mas a realidade é que o registro em qualquer horário ou a quantidade de registros não necessariamente direcionam a DI para que seja conferida.

Mito #3: Complexidade da documentação

A última história que iremos desmistificar será sobre a documentação em um processo de importação.

Algumas pessoas acreditam que o processo é tão complexo que somente algumas empresas podem cumprir com todos os documentos que são solicitados. Mas a realidade é que a legislação exige alguns documentos, mas não é nada impossível! E reforçamos que seguindo as regras, você não terá problemas com sua importação.

Os documentos necessários de acordo com a nossa legislação são os seguintes: Conhecimento de embarque, packing list, fatura comercial e certificados (depende do tipo de mercadoria que será importado)

A FCA Log pode ajudar você a desvendar mais mitos

Realizar um processo de importação pode parecer complexo, mas com profissionais capacitados o seu processo ocorrerá de forma segura.

Conte com a FCA Log para ajudar você a ter uma operação segura, de qualidade e personalizada, de acordo com as suas necessidades.

Entre em contato com os nossos especialistas clicando aqui e conheça mais sobre a FCA Log.

Até a próxima!