← Blog FCA Log

Dicionário de Comex – Parte II

Compartilhe:

O Comércio Exterior, assim como outras profissões, possui diversos termos e siglas que podem ser estranhas a quem não é da área. Para que todos possam conhecer um pouco mais deste universo, hoje vamos abordar mais alguns termos aqui no blog.

Cubagem

A cubagem é definida com a relação entre peso e o espaço que um produto ocupa. Para o seu cálculo, é utilizada a seguinte fórmula: Altura x largura x profundidade x fator de cubagem.

Já o fator de cubagem é diferente para cada tipo de modal.

DTA

A Declaração de Trânsito Aduaneiro é um documento que se faz necessário quando a carga é removida para que seja desembaraçada em um terminal aduaneiro, e não em seu ponto de entrada.

Esta declaração pode ser elaborada no Siscomex Trânsito, no módulo onde se realiza esta operação.

DTI

Já a Declaração de Transbordo ou Baldeação Internacional é necessária quando a carga irá passar por um transbordo ou baldeação ainda na zona primária para um outro meio de transporte e saem deste porto para outro destino.

DUIMP

A Declaração Única de Importação é um documento eletrônico que reúne informações de diversas naturezas, como aduaneira, comercial, financeira, fiscal e tributária, referentes ao controle das importações pelos órgãos de Administração Pública brasileira.

Siscomex

Siscomex é a sigla que representa “Sistema Integrado de Comércio Exterior” e este é o sistema utilizado pela Receita Federal que concentra todas as informações relacionadas ao registro e controle no Comércio Exterior.

Zona Primária

A Zona Primária é o local onde chegam veículos vindos ou que irão para o exterior e que transportam cargas ou pessoas. Estes locais podem ser portos, aeroportos ou fronteiras alfandegadas e neles são exercidos o controle aduaneiro.

Zona Secundária

A Zona Secundária são todos os locais do território nacional que não são considerados uma Zona Primária.

Aqui abordamos mais sete termos em nosso Dicionário de Comex.

Em breve, voltaremos abordando mais termos e esclarecendo cada vez o mundo do Comércio Exterior.

Como sempre, caso você tenha alguma dúvida sobre algum termo, nossos especialistas estão sempre à disposição para ajudar você. Basta clicar aqui.

Até a próxima!