← Blog FCA Log

Dicionário de Comex IV

Compartilhe:

Alguns termos e siglas do Comércio Exterior, assim como outras profissões, podem ser estranhas a profissionais que não são da área. Já abordamos nas Partes I , II e III alguns destes termos. Hoje, explicaremos mais alguns termos comuns no universo do Comércio Exterior.

Ad valorem

O Ad Valorem é um termo que faz referência a um seguro que incide em fretes e em algumas tarifas alfandegárias. O valor incidente é calculado de forma proporcional ao que é descrito na nota.

BRL

BRL é a sigla utilizada para representar a moeda usada no Brasil, o Real.

Ex-tarifário

Ex-tarifário significa uma redução que acontece de forma temporária e é aplicada na alíquota do imposto de produtos importados em bens classificados como informática, telecomunicação e bens de capital em períodos onde não houverem uma produção interna (nacional) que seja equivalente.

GR

GR é o cálculo sobre a armazenagem de uma mercadoria em um terminal de cargas.

Modal

A palavra modal significa as diversas modalidades possíveis de transporte. Ela pode ser realizada via aeroviária, ferroviária, hidroviária, marítima, rodoviária, entre outras formas.

NCM

NCM ou Nomenclatura Comum do Mercosul são os termos usados em países participantes do Mercosul. Seu objetivo é facilitar a comercialização entre os países. Por meio dela, é possível verificar as alíquotas praticadas nos impostos.

USD

USD é a sigla utilizada para representar a moeda dólar.

Em breve, voltaremos com o dicionário, abordando mais termos e simplificando cada vez o mundo do Comércio Exterior.

Em caso de dúvidas, nossos especialistas estão sempre à disposição para ajudar você. Basta clicar aqui.

Até a próxima!