← Blog FCA Log

Seguro Internacional de Cargas

Compartilhe:

Ter um seguro internacional de cargas é ter mais segurança em seus processos de importação e/ou exportação. Ele se faz muito necessário para evitar eventuais dores de cabeça e prejuízos financeiros no momento da movimentação internacional, zelando pela integridade da carga. Entenda mais sobre o assunto lendo este artigo.

O Seguro Internacional de Cargas é imprescindível caso você atue com movimentação de cargas internacionais, independentemente do modal escolhido. Ele é uma forma de prevenção que pode ser contratada tanto pelo importador, quanto pelo exportador, com o objetivo de evitar prejuízos caso haja algum tipo de acidente com o material transportado. Além disso, segundo as normas brasileiras, todo o material que está em movimentação internacional deve ter um seguro.

A definição de quem é responsável pela contratação no processo se faz por meio da definição do Incoterm. Para entender o que é a Incoterm e como ela funciona, leia o nosso artigo https://fcalog.com.br/blog/incoterms-tudo-que-voce-precisa-saber/. Por meio dele, é definido o momento exato onde a responsabilidade deixa de ser do vendedor e passa a ser do comprador e é por isso que se deve observar todos os pontos antes de definir com qual seguir.

O custo deste tipo de seguro veria de acordo com alguns pontos, como o tipo da carga, sua embalagem e destino, o tipo de cobertura e o período ou se o material é ou não perecível. É importante lembrar que cada apólice é única e, por isso, caso você faça movimentações de cargas parecidas, as apólices delas poderão ter valores diferentes.

Quais os tipos de seguro internacional de cargas existem?

Existem dois tipos de seguro, avulso e apólice aberta, os quais explicamos abaixo:

– Seguro avulso: é a melhor opção quando vai receber ou realizar apenas um envio internacional, ou seja, é apenas para um envio em específico.

– Seguro apólice aberta: é a opção certa para quem realiza envios frequentes, como, por exemplo, empresas que atuem na área de forma e realizem diversas operações internacionais de forma constante.

É importante verificar alguns pontos sobre a proposta do seguro, como qual a franquia da apólice que será contratada, o valor total do prêmio, a vigência da apólice, o que está e o que não está abrangido, além do limite e riscos que estão cobertos. Isso tudo estará de acordo com o tipo de cobertura contratada: básica ou restrita.

A FCA Log oferece para você as melhores opções

A FCA Log é especialista em frete marítimo internacional e em seguro internacional e está sempre pensando em formas de oferecer as melhores opções de serviços para você.

A missão da FCA Log é ser o agente garantidor do trânsito de mercadorias, oferecendo tecnologia de ponta, qualidade, agilidade, comodidade e segurança para seus clientes e colaboradores.

Atuando com cargas LCL e FCL e com saídas consolidadas de diversos portos espalhados pelo mundo, como da Ásia e da Europa, a FCA Log possui fretes competitivos, melhoria constante nas operações e foco no desempenho logístico.

Entre em contato com os nossos especialistas clicando aqui e conheça mais sobre todos os benefícios que a FCA Log pode oferecer para você e para seus clientes.