← Blog FCA Log

Qual o container ideal para sua carga?

Compartilhe:

Os containers são muito utilizados no comércio internacional. Eles começaram a ser desenvolvidos por volta da década de 50. São muito úteis para transportar cargas com segurança, descomplicar sua movimentação, economizar tempo e evitar extravios e danos às mercadorias.

Existem diversos modelos disponíveis, o que faz com que cada tipo de carga possa ser transportado da melhor maneira. Os containers são padronizados e construídos em um tipo especial de aço, o que faz com que sejam bastante resistentes e duráveis.

Os containers serão identificados com as informações do proprietário, número, tamanho, local de registro e tipo.

Mas como saber a diferença de cada container?

1. Dry Box

Com comprimentos de 20 e 40 pés, é o tipo de container mais convencional. Utilizado para qualquer tipo de carga seca, como eletrônicos, roupas, alimentos não perecíveis, entre outros.

2. Container Hige Cube

Possui um espaço interno e externo maiores, indicado para mercadoria mais volumosa que pesada.

3. Container Reefer

O container Reefer é revestido com isolamento térmico e equipamentos de refrigeração, possibilitando o transporte de cargas que requerem controle de temperaturas, como carnes e frutas.

4. Container NOR

Siga em inglês para ‘Non – Operanting Reefer”. Em português, poderíamos traduzir como “reefer fora de operação”, é bastante comum na importação para o Brasil. Ele pode ser considerado uma ótima escolha para redução de custos, uma vez que o frete internacional está diretamente ligado a base de cálculos dos impostos nas importações.

5. Flat Rack

Indicado para cargas em excesso, compridas ou de formato irregular, onde em outro modelo de container não se encaixaria. Não possui tetos e nem laterais, tem apenas duas paredes frontais e dessa forma permite carregamento pelo alto ou pelas laterais.

6. Open Top

Container de teto aberto dispondo arcos removíveis, sendo encoberto apenas por uma lona e o seu piso é feito de madeira. É indicado para cargas que não podem ser carregadas através das portas do container, geralmente são cargas maiores

Estas características estruturais garantem um processo fácil de carga e descarga do container. Em particular, é muito fácil descarregar e carregar esse container utilizando-se de uma grua ou caranguejo por meio do teto.

É importante notar, entretanto, que o propósito dos arcos no teto do container open-top não se limita apenas a apoiar a lona, mas também contribuem para a estabilidade estrutural do container.

Para saber qual o container ideal na hora de planejar o envio da sua carga, sugerimos entrar em contato com os nossos especialistas clicando aqui.  Ele avaliará o tipo de carga que será transportada e a forma que será que carregada, volume, peso e dimensões.