← Blog FCA Log

Importação Direta e Indireta: Qual a Melhor Para a Sua Empresa?

Compartilhe:

Importar é o processo de comprar algo originado de outro país, mas você sabe quais são as etapas de um processo de importação e as regras das regulações aduaneiras? No artigo de hoje, vamos abordar qual a melhor opção para você, importador: realizar a importação de forma direta ou indireta.

As importações são processos internacionais realizadas diariamente em todo o mundo. Esses processos não abrangem apenas a compra do produto em si, mas também diversas outras operações, que devem ser realizadas de forma correta para o sucesso do processo.

Hoje vamos apresentar os dois métodos que você pode utilizar no seu processo de importação (direto e indireto), suas diferenças e todos os detalhes que a sua empresa deve levar em conta ao escolher qual das duas maneiras ela irá seguir.

Métodos de Importação

Importação Direta

A principal diferença entre os dois modelos é que na forma direta, a empresa irá conduzir todo o processo, ou seja, ela própria irá operacionalizar toda a transação do início ao fim.

Todas as empresas podem realizar essa modalidade, mas precisam ter conhecimento sobre o assunto, habilitar o Radar, possuir o aval da Receita Federal, entre outros importantes itens.

A principal vantagem de conduzir a importação é possuir controle sobre a operação, além de possibilitar que o processo logístico se torne mais flexível.

Porém, apesar de trazer benefícios, para a realização da importação direta, é necessário que o responsável conheça as legislações, os fornecedores, estar a par das negociações e de todos os outros pontos dos processos. Caso a pessoa designada para essa função não tenha o conhecimento necessário, problemas com negociações desfavoráveis podem acontecer.

Se a empresa não tiver esse especialista, o mais recomendado é que ele realize a importação indireta.

Importação Indireta

Esse modelo de importação é realizado por meio de uma empresa qualificada e experiente, que possui conhecimento em todo o processo. Dessa forma, a empresa pode garantir ao seu cliente resultados mais lucrativos.

Como benefícios dessa modalidade, pode-se destacar a praticidade, maior facilidade em resolução de problemas graças ao conhecimento dos processos e o poder de negociação com os fornecedores.

É importante que, ao optar pela Importação Indireta, você escolha um agente de carga experiente e que seja qualificado para oferecer a você a melhor experiência.

 

Como escolher a melhor opção para as importações da sua empresa?

Entendendo os diferenciais dos dois modelos de importação que elencamos acima, você consegue verificar qual o mais apropriado para a sua empresa.

Optando pela Importação Indireta com a FCA Log, você terá alguns benefícios que somente o único NVOCC com Terminal Alfandegado próprio no Porto de Santos pode oferecer para você: menor burocracia nas operações; maior agilidade operacional; feedbacks mais rápidos; atendimentos personalizados; planejamento de acordo com as necessidades do cliente; flexibilização na negociação de armazenagem.

Entre em contato com os nossos profissionais clicando aqui e conheça mais benefícios que a FCA Log pode trazer para os seus negócios.