← Blog FCA Log

Como reduzir os custos em seus processos de importação?

Compartilhe:

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook

Para tornar-se mais competitivo nos negócios, é importante conhecer formas de reduzir custos em todo o seu processo de importação. Hoje abordaremos algumas dicas para ajudar você a otimizar os custos no seu processo.

A redução de custos na importação é possível desde que seja estudada dentro de um planejamento, onde os processos sejam otimizados.,

Conheça abaixo algumas dicas para que você possa realizar essa redução em todos os seus processos.

O primeiro passo para a redução de custos

O planejamento de cada etapa é fundamental para tudo, visto que por meio dele você consegue ajustar prazos e não correr o risco de pagamento de multas e penalidades.

Fazer com que todas as pessoas envolvidas no processo estejam bem alinhadas com todas as informações é essencial para o andamento do processo dentro do que foi planejado.

Além disso, é essencial contar com parceiros que conheçam bem todos os detalhes, ofereçam soluções certeiras para a sua necessidade e ofereçam um nível de serviço de excelência, respeitando a todas as regras e leis vigentes.

Dicas para reduzir seus custos

Dentro do planejamento, existem diversos pontos que podem ser estrategicamente planejados para alcançar a redução no valor total do processo.

Acompanhe abaixo alguns desses pontos:

Incoterms

Já abordamos aqui no blog o que são os Incoterms e as particularidades de cada um deles.

A dica sobre eles é não realizar processos padronizados, ou seja, verificar em cada importação que você realizar qual é a melhor opção.

Contar com parceiros estratégicos que tenham experiência no país de embarque, por exemplo, pode ajudar você a escolher a melhor opção de Incoterm para a sua operação.

Taxas

A dica sobre as taxas é lembrar que parte delas será paga em Dólar ou alguma outra moeda estrangeira e a outra parte como capatazias e frete no Brasil em Real.

Na conversão das taxas em dólar para o Real, é aplicada uma taxa chamada de faturamento do frete e despesas.

Essa taxa deve ser verificada pois, apesar de dentro do montante da operação o custo parecer baixo, se somados estes custos em diversas operações, o valor será bastante alto.

Revisão da documentação

Conforme falamos no início do texto, multas e penalidades podem causar um custo alto e não esperado no valor total da operação.

Então uma dica que damos é revise a sua documentação com bastante atenção. Verifique se você possui toda a documentação obrigatória e realize uma boa análise tributária.

Mais uma vez, reforçamos a parceria com fornecedores estratégicos!

Contar com parceiros que possuam o mesmo objetivo que a sua empresa, é essencial para o sucesso de qualquer operação.

O foco da FCA Log está na otimização de processos e custos de toda a cadeia logística. A empresa otimiza as operações dos seus clientes, o que possibilita a negociação da armazenagem de LCL no porto de Santos com toda segurança, praticidade gerando melhor desempenho na logística.

Para uma empresa que atua com a importação, a redução de custos e o melhor desempenho logístico é o mundo ideal.

Conte com a FCA Log para alcançar o seu objetivo! Nossos profissionais estão à disposição para ajudar na tomada das melhores decisões em seu processo. Converse com os nossos especialistas clicando aqui (levar para o e-mail) e saiba mais sobre como podemos te ajudar.