← Blog FCA Log

5 dicas de Como Realizar Uma Importação da China

Compartilhe:

Você quer importar materiais da China, mas tem dúvidas de como é o processo? No artigo de hoje, você encontrará dicas para realizar o processo de forma correta, evitando erros que podem trazer prejuízos.

Importar produtos da China e revendê-los no Brasil, pode ser uma ótima maneira para a sua empresa obter lucros. A China é conhecida por ter produtos de qualidade a um bom valor e, por este motivo, estes itens têm se tornado cada vez mais comuns entre os brasileiros.

Mas, para realizar a importação, é fundamental ficar atento a todas as particularidades do processo e segui-las de forma correta, alinhadas com todas as exigências impostas pelos órgãos responsáveis.

Confira abaixo algumas dicas que ajudarão você nesse processo:

 

Obtenha informações sobre o fabricante e o produto

O primeiro passo para iniciar uma importação bem-sucedida e sem surpresas é conhecer o fabricante do produto que você irá importar.

Obtendo essas informações, você poderá conhecer as características do produto, sua qualidade e a capacidade do fornecedor em desenvolvê-los.

 

Trabalhe com um Despachante Aduaneiro de confiança

Atuar com fornecedores que sejam de confiança é essencial para uma parceria de sucesso. O Despachante Aduaneiro irá auxiliar em todas as operações, verificando se tudo está ocorrendo de forma correta. Você deve verificar se ele é credenciado ao Sistema Integrado de Comércio Exterior (Siscomex).

É importante notar que esse item é essencial, visto que a legislação do Brasil prevê que todas as transações internacionais devem ter o envolvimento deste profissional.

 

Verifique se o produto está atendendo as exigências legais do Brasil

Alguns produtos oriundos da China possuem certificações discrepantes das brasileiras. Isso significa que será necessária uma certificação especial para que possam ser homologados aqui no Brasil.

Além disso, é importante verificar como está a Nomenclatura Comum do Mercosul (NCM), pois será por meio dela que serão verificadas as contribuições e alíquotas aplicáveis.

 

Confira se as informações da documentação estão corretas

A Proforma Invoice é um documento que trará todas as condições que foram estabelecidas na negociação. Ela deve ser encaminhada para você em inglês.

Caso você opte por atuar com um operador logístico, ele poderá verificar as questões relativas ao seguro e ao frete, além de usar o seu conhecimento para sanar questões relacionadas a sua operação.

 

Como a FCA Log pode ajudar a sua empresa nos processos de importação da China

Como já falamos acima e em outros artigos, contar com fornecedores confiáveis e com conhecimento no assunto é de suma importância.

Contar com o apoio do único NVOCC com terminal alfandegado próprio no Porto de Santos é ter a certeza que você terá muitos benefícios: negociação da armazenagem, atendimento personalizado de acordo com as suas necessidades, sistema de Tracking para acompanhar o transporte, além da confiança de que a sua carga estará em boas mãos.

A FCA Log faz parte do Grupo ABA Infra. O Grupo conta com mais de 34 anos de experiência no mercado, sempre prezando por agilidade, soluções diferenciadas e excelência.

Converse com os profissionais da FCA Log clicando aqui e conheça todos os diferenciais de trabalhar com a gente!