← Blog FCA Log

Demurrage e Detention: Conheça Como Não Ter Prejuízos

Compartilhe:

Os prazos logísticos são um desafio rotineiro aos profissionais da área e sempre é preciso ficar atento à eles. É necessário respeitá-los para não arcar com multas e prejuízos desnecessários ao seu processo.

Um quesito de extrema importância para todos os profissionais da área logística é conseguir completar a sua operação logística da melhor forma e sem surpresa com relação aos custos.

Um fator que interfere diretamente para o alcance deste objetivo é ficar atento aos prazos que são estabelecidos nos contratos que são assinados com os portos e armadores. Cumprindo-os, é possível evitar multas relacionadas ao demurrage e ao detention.

Já ficou claro que seu não cumprimento resulta em prejuízos, mas, afinal, o que significam estas duas palavras?

Demurrage

A demurrage é uma cobrança existente há muitos anos, desde o início da história do transporte marítimo e sua cláusula está presente no contrato assinado entre o armador e o contratante.

Aplica-se em processos de importação, é uma cobrança realizada por um período excessivo ao “free time” (tempo livre) acordado em contrato com o armador para devolução da unidade vazia no local designado por ele. Este período é contabilizado desde a descarga do container no terminal de destino até o momento em que ele é devolvido ao armador.

Exemplificando, se o período de “free time” acordado em contrato (BL) for de 30 dias e o container fique por 35 dias no terminal, houve uma sobrestadia de 5 dias, ou seja, serão cobrados 5 dias de demurrage.

Detention

Já a detention é a multa aplicada na exportação, quando ocorre a extensão do prazo acordado para que o container seja entregue no porto de origem para embarque.

Este custo leva em consideração somente o período excedente ao que fora acordado em contrato. Se aplicarmos novamente o exemplo considerado no demurrage, também serão cobrados 5 dias de detention.

Mas fique tranquilo, pois a FCA Log e o Terminal Eudmarco possuem uma solução para você!

Como a FCA Log pode ajudar você a economizar com estes custos?

A FCA Log está sempre procurando maneiras de tornar a sua empresa mais competitiva. Por isso, ela já oferece benefícios como negociação do custo de armazenagem, competitividade de fretes e taxas locais, o que otimiza processos e custos de toda a cadeia logística.

E pensando em aumentar o seu saving, a FCA Log e o Terminal Eudmarco desenvolveram o “Plano Demurrage Zero”, onde é realizada a transferência da carga para contêineres alocados no terminal.

A transferência acontece em área coberta e monitorada 24 horas por dia e é realizada por uma equipe especializada. Após a transferência, ocorre a lacração da unidade e você recebe fotos da operação e do lacre aplicado nas portas do container. Além disso, as cargas são asseguradas por uma apólice de seguro especial e com abrangência ampla.

Conheça mais sobre os benefícios dos serviços da FCA Log conversando com os nossos especialistas. É só clicar aqui.

Até a próxima!