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Porto de Santos: o maior da América Latina

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O Porto de Santos é responsável pela movimentação de muitas toneladas de carga anualmente e iniciou janeiro de 2021 batendo recordes em seus dados de movimentação total de cargas: foram 9,18 milhões de toneladas, um resultado 10,5% maior aos dados do mesmo período de 2020. Mas você sabe como a história deste Porto começou e por quais adaptações ele passou para chegar até este número? Acompanhe um pouco desta história no nosso artigo de hoje.

Santos é um município localizada na Região Metropolitana da Baixada Santista. Foi elevado a condição de cidade em 26 de janeiro de 1839. A história da cidade e de seu Porto estão intimamente ligadas ao café. O produto foi responsável por um impulso na economia da cidade que muito contribuiu para o crescimento da cidade.

No século XVI, as operações aconteciam de forma independente por diferentes agentes e eram realizadas por meio de trapiches, usando mão-de-obra humana ou animal para o transporte de mercadoria aos navios.

Por volta de 1870, o café foi ganhando destaque e a Coroa começou a pensar em formas de expandir o Porto para conseguir exportar cada vez mais o produto. Para poder realizar da forma mais organizada possível, iniciaram o processo de concessão do Porto. A concessão dava direito a explorar a movimentação do Porto por 90 anos, mas a contrapartida era realizar obras de infraestrutura, saneamento e operações. Eduardo Guinle e Cândido Gaffrée foram os vencedores e fundaram a Companhia Docas de Santos.

As obras para a construção do Porto começaram em 1888 e a primeira parte do cais foi inaugurado em 1892. Isso garantiu, além do desenvolvimento econômico, que a população santista foi beneficiada com as obras de saneamento, que extinguiu alguns lodaçais que ameaçavam a saúde pública.

Com a passagem dos anos, o Porto foi sendo ampliado e desenvolvido de acordo com os objetivos e investimentos realizados. Na década de 50, por exemplo, houve um aumento na movimentação de granéis líquidos e na diversificação de cargas, que foi impulsionada pela industrialização do país.

Após o período de concessão garantido, a Companhia Docas de Santos, conhecida como CDS, tornou-se a Codesp – Companhia Docas do Estado de São Paulo – que já era uma sociedade de economia mista e hoje é chamada Autoridade Portuária de Santos, voltou ao Governo Federal.

Atualmente, o Porto possui 16km de extensão, está localizado nos municípios de Santos, Cubatão e Guarujá e movimenta diferentes tipos de cargas, como granéis líquidos, sólidos, contêineres, passageiros, veículos e cargas em geral. O processo de modernização do porto contribui, inclusive, a minimizar desperdícios financeiros, realizar uma melhor gestão do tempo e fazer uso de forma mais racional de sua mão de obra.

Frequentemente são realizados investimentos em obras para a expansão, melhoria da navegação, entre outras necessárias para o perfeito funcionamento do Porto.

Para entender a importância do Porto de Santos com relação a economia brasileira, em 2020, a administração do Porto destacou que o Porto de Santos era responsável por aproximadamente 30% da balança comercial brasileira.

A atuação da FCA Log no Porto de Santos

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O terminal possui 27.500 m² de área alfandegada, sendo que 4.000 m² são de armazéns cobertos e é dedicado ao manuseio e armazenagem de cargas de importação e exportação. Isto garante a você diversas vantagens, como: maior agilidade operacional, redução de burocracia nas operações, atendimento personalizado, manuseio da sua carga com mais cuidado, feedbacks mais rápidos e flexibilização na negociação de armazenagem.

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