← Blog FCA Log

FCL x LCL: saiba tudo sobre cada uma dessas opções!

Compartilhe:

Ao realizar uma importação, existem duas opções de remessa: a FCL e a LCL. Você sabe quando deve optar por cada uma delas?

Entender os conceitos usados no universo do Comércio Exterior e conhecer os benefícios que cada um pode trazer para você é fundamental para que você possa realizar a sua importação da melhor forma.

Por isso, hoje vamos explicar o que significa cada uma dessas opções e quais os benefícios que elas podem trazer para você. É importante que você saiba que não existe um método melhor ou pior, e sim o que mais se adequa com as suas necessidades no momento do transporte.

FCL: Full Container Load

Em uma tradução literal, FCL significa container totalmente carregado.

Nesta opção, o container terá cargas de somente um consignatário, mas não necessariamente estará totalmente carregado. Ou seja, você pode optar por importar ou exportar uma carga e preencher somente uma parte, mas pagará por todo o container.

Economicamente falando, esta modalidade é indicada para quando há carga suficiente para que o container seja totalmente preenchido, pois isso trará uma economia de escala.

Caso você esteja realizando uma importação e possua uma carga menor que um container, indicamos para você a outra opção que abordaremos aqui: a LCL.

LCL: Less than Container Load

Nesta forma, várias cargas de diferentes consignatários são alocadas em um mesmo container e os valores são divididos entre eles de acordo com o espaço utilizado.

Com os valores compartilhados, esta opção se torna vantajosa para quem precisa trazer pouca quantidade de carga.

Quando optada esta modalidade, após o container ser descarregado, as cargas contidas nele são desovadas e ficam armazenadas até que sejam desembaraçadas e encaminhadas ao seu destinatário.

A FCA Log pode ajudar você a tomar a melhor decisão

A FCA Log é especialista em otimizar processos e custos de toda a cadeia logística. Como é o único NVOCC no Porto de Santos com um terminal alfandegado próprio, consegue garantir diversos benefícios para o seu cliente, como negociação do custo de armazenagem, competitividade de frete, competitividade nas taxas locais, atendimento aos requisitos operacionais, entre outros. Tudo isso com um atendimento ágil e personalizado, de acordo com as necessidades da operação.

A missão da FCA Log é oferecer comodidade e segurança em toda a cadeia logística de importação e exportação. Por isso, está sempre trazendo novidades aos seus clientes, como a Easy LCL que é a cotação de armazenagem LCL via whats app, que é realizada com apenas 3 perguntas e em menos de 30 segundos.

O nosso time de especialistas está à disposição para tirar as suas dúvidas e oferecer as melhores opções para a sua carga. Basta clicar aqui para conversar com eles.

Até a próxima!