A Armazenagem, além de ser um dos primeiros passos de um processo de logística, é uma importante e desafiadora etapa. Entender a importância dessa atividade é de essencial para o seu planejamento. Confira no artigo de hoje quais são os tipos de armazenagem e o que eles trazem de benefício para a sua empresa.
Armazenar é guardar de maneira ordenada os produtos para uma futura distribuição. A maneira como esse processo acontece, influencia diretamente nos resultados da sua produtividade, afetando, inclusive, a lucratividade da sua empresa.
Contar com um armazém que atenda as necessidades de sua demanda, é essencial. Por isso, você deve entender quais são os tipos oferecidos no mercado e quais os reais benefícios que cada opção irá trazer.
Tipos de armazenagem
É importante frisar que a etapa de armazenagem é mais complexa do que parece: não é simplesmente alocar o material em um local, mas, também, realizar o registro de entrada e saída, realizar o catálogo de todos os itens que adentram o armazém, realizar a administração do fluxo dos materiais, optando por escolhas adequadas de acordo com a necessidade da empresa, e o movimento dele, entre outras atividades.
Para escolher a melhor opção, alguns pontos devem ser levados em consideração: localização e estrutura do armazém, custo x benefício, tipo de layout do espaço e se o espaço do local comporta a quantidade/volume de seus materiais.
Abaixo, listamos os três principais tipos e os benefícios deles:
Opção de armazenagem própria
Quando optada essa forma, os produtos são alocados em um espaço próprio da empresa e ela mesma realiza a gestão.
Como benefícios, a empresa pode definir a forma que quer realizar os processos e tudo fica sob sua responsabilidade. Ao verificar a necessidade de melhorias, por exemplo, elas podem ser realizadas rapidamente.
Por outro lado, esse tipo de armazenagem requer também funcionários próprios que sejam capacitados na área para a realização das operações e gestão dos processos. Para garantir operações mais eficientes, será necessário treinamentos e atualizações para os colaboradores.
Opção de armazenagem contratada
Nesta forma, a empresa realiza a contratação de um armazém e utiliza o espaço dele, mas são seus próprios funcionários que organizam todos os processos logísticos.
Quando se opta por esta opção, a empresa arca com o pagamento dos aluguéis e dos colaboradores que irão atender com todas as demandas necessárias do armazém.
Opção de armazenagem terceirizada
Quando optada esta forma, todas as responsabilidades, inclusive a da mão de obra, são da empresa contratada. O local é locado e escolhido por seus benefícios (espaço, localização, entre outros).
Nesta opção, a empresa não precisa ter a preocupação com a mão de obra, sua capacitação e atualização. Outro benefício é que os colaboradores já são treinados para acompanhar as operações, evitando problemas como danos.
Como a FCA Log pode ajudar a sua empresa
A FCA Log é o único NVOCC com Terminal Alfandegado próprio no Porto de Santos com 27.500 m² de área alfandegada, sendo que 4.000 m² são de armazéns cobertos. O terminal é dedicado ao manuseio e armazenagem de cargas de importação e exportação. Isto garante a você diversas vantagens, como: maior agilidade operacional, redução de burocracia nas operações, atendimento personalizado, manuseio da sua carga com mais cuidado, feedbacks mais rápidos e flexibilização na negociação de armazenagem.
Além do armazém de Santos, a FCA Log realiza a gestão logística de um armazém em Suzano. O espaço conta com 15 mil m² de área e 6 mil m² de armazém e tem capacidade de 2.073 posições porta-pallet. A localização é estratégica: fica a apenas 2km do rodoanel. Este espaço facilita a distribuição de cargas e, em muitos casos, otimiza os custos operacionais para os clientes.
Quer saber mais sobre o assunto e descobrir mais vantagens que só a FCA Log pode trazer para a sua logística? Clique aqui e fale com os nossos especialistas.
Até a próxima!