← Blog FCA Log

Contêiner: Como Surgiu e Sua Importância Para a Logística

Compartilhe:

Quando pensamos em importação e exportação, pensamos em navios cheios de contêineres. Mas, como todas as outras invenções, o contêiner é um material que surgiu devido a uma necessidade. Descubra em nosso artigo de hoje como ele foi criado e confira como ele ajuda na logística mundial.

O contêiner é um meio seguro e organizado de realizar o transporte de materiais. Ele oferece várias vantagens na armazenagem das cargas. Por isso, o armazenamento das cargas que era realizado antes de sua existência era desorganizado e sem padronização, o que aumentava custos com mão de obra, tempo de transbordo, além da perda de mercadorias por avarias, furtos ou desvios.

Graças ao contêiner, o transporte se tornou, além de mais seguro, mais barato. Malcom McLean, conhecido como pai do contêiner, percebeu que os importadores e exportadores precisavam de algo que enviasse suas mercadorias, não importando o tipo de modal (marítimo, aéreo, rodoviário ou ferroviário). Com isso, conseguimos entender que a sua criação causou uma grande revolução no transporte de cargas pelo mundo, além de ter impulsionado o processo de globalização.

A história do Contêiner

A Revolução Industrial trouxe muitas mudanças para várias categorias e não foi diferente para o transporte. A demanda por armazenagem e transporte subiu e a necessidade de adaptação para atendimento dessa demanda se tornou latente.

Assim, McLean que já atuava no ramo de transporte rodoviário com a empresa McLean Trucking Co. analisou que eram necessárias muitas pessoas para efetuar uma operação de carga ou de descarga e que isso envolvia muito dinheiro e não era produtivo. Então, ele optou por buscar uma solução para resolver essa questão.

McLean vendeu sua empresa e adquiriu dois navios e trabalhou na adaptação de seus conveses e começou a testar diferentes opções que facilitassem as operações e trouxessem benefícios como padronização, resistência, durabilidade e facilidade no carregamento.

Em 1957, surgiu o “Gateway City”, que foi o primeiro navio porta-contêiner criado. Ele tinha a capacidade de transportar 226 unidades de trinta e cinco pés. Já em 1968, os contêineres ainda passavam por transformações em seus formatos, chegando próximo ao formato que conhecemos atualmente.

A importância do Contêiner para a Logística

Até agora, já falamos de vários benefícios que a invenção do contêiner trouxe para a logística: redução de custos, resistência, padronização, durabilidade e facilidade no carregamento e descarregamento.

Mas podemos citar ainda mais benefícios, como por exemplo:

Abrangência para diferentes tipos de carga

O fato de o contêiner ser abrangente e existirem diversos tipos de contêiner (open top, tanque, dry box, high cube, graneleiro, entre outros), torna possível colocar diferentes tipos de carga dentro dele: desde grãos, comidas, partes de peças de carros, eletrônicos, corantes, entre outros materiais.

Mercadoria mais protegida

Além de reduzir a quantidade de manuseios da carga, o que já reduz a probabilidade de avarias, e proteger sua carga durante o transporte em longos trajetos, o contêiner facilitou a movimentação dos produtos inclusive em condições climáticas não favoráveis.

Melhoria na sua Logística

Um tópico recorrente em nosso blog é sobre a melhoria da sua logística (levar ao post sobre indicadores logísticos). Como vimos acima, após o surgimento do contêiner, a agilidade foi maior. Ele trouxe, além da redução de custos, otimização de tempo.

Agora que você sabe o quanto o contêiner é importante e benéfico para a sua logística, clique aqui e converse com os nossos especialistas. Eles podem ajudar você a realizar cada vez mais melhorias na sua logística.

Até a próxima!