← Blog FCA Log

Shenzhen: o principal centro de inovação do Oriente

Compartilhe:

Vimos em nosso último artigo que Shanghai possui números expressivos com relação a seu PIB e número de habitantes. Shenzhen pode ter menos habitantes, mas também possui números que chamam a atenção em outros setores. Conheça mais sobre essa cidade em nosso artigo de hoje!

Shenzhen é uma cidade surpreendente: em menos de 40 anos foi transformada de uma vila que tinha por volta de 30 mil habitantes para uma cidade considerada centro de inovação com cerca de 11 milhões de habitantes.

A cidade que foi planejada, assim como Brasília, é a primeira cidade com sua frota de ônibus (transporte público) 100% elétrica. Além disso, toda a frota de táxi da cidade, também é elétrica.

Assim como Shanghai, Shenzhen possui enormes arranha-céus que abrigam diversas corporações que foram atraídas pela Zona Econômica Especial, que foi um mecanismo que o governo chinês tomou para oferecer às empresas que se instalassem nessa área benefícios como de infraestrutura, de mão de obra e fiscais.

Conheça abaixo um pouco mais sobre esta cidade.

Curiosidades sobre Shenzhen

O título de principal centro de inovação do Oriente não é por acaso. Estudos realizados em 2019 mostram que 70% dos hardwares eram produzidos na China.

Além disso, alguns dos pontos tecnológicos que começaram a ser mais usados aqui no Brasil desde 2015, são completamente normais lá: diversos estabelecimentos não usam mais cartões (realizam pagamentos via celular), o sistema de delivery de entregas e restaurantes acontecem por meio de scooters elétricas, muitos dos profissionais mais jovens da cidade trabalham em startups que ficam em coworks e se locomovem em bicicletas que ficam distribuídas por toda a cidade e são desbloqueadas e pagas via aplicativo.

A cidade possui pontos turísticos bastante curiosos, como o parque temático “Window of the World” que possui em seus jardins réplicas de diversos pontos turísticos como a Torre Eiffel, a Ópera de Sydney, as Pirâmides de Guizé e, até mesmo, o Cristo Redentor.

Importe sua carga LCL de Shenzhen para o Brasil com a FCA Log!

Como já abordamos diversas vezes aqui, a FCA Log tem grande experiência em importação de cargas LCL de portos da China e Shanghai é um deles!

Entre em contato com nossos especialistas e saiba como conseguimos ajudar você a obter a melhor experiência em seu processo de importação.

Conte com a FCA Log para ajudar você a ter uma operação segura, de qualidade e personalizada, de acordo com as suas necessidades.

Fale com os nossos especialistas clicando aqui e conheça mais sobre a FCA Log.

Até a próxima!