← Blog FCA Log

O que é NVOCC? O serviço que pode ajudar seus negócios!

Compartilhe:

Você já deve ter ouvido falar sobre o termo NVOCC, mas você sabe o que ele faz e como ele pode te ajudar nos seus negócios?

O mundo do Comércio Exterior é repleto de normas, regras e leis que devem ser compreendidas e seguidas à risca. Isso faz com que a importação e exportação de mercadorias possam parecer operações muito difíceis de serem executadas. Mas, com os parceiros comerciais corretos, essas operações se tornam mais simples e ajudam o seu negócio a se tornar mais competitivo.

Em uma tradução literal, NVOCC (Non Vessel Operator Common Carrier) significa “Carregador que não é operador de navio”, ou seja, é um armador que não tem um navio e o trabalho dele é apoiar importadores e exportadores a resolver as questões de seus embarques de cargas que sejam menores do que um contêiner, apoiando o fornecimento de sua cadeia internacional e seus negócios comerciais.

A necessidade do trabalho do NVOCC surgiu na década de 80, para resolver a questão de importadores e exportadores que possuíam pequenas cargas e precisavam arcar com o pagamento de um contêiner inteiro, mesmo ocupando uma parte pequena dele.

No Brasil, essa função foi reconhecida em 1986, por meio da Resolução de nº 9.068.

Após esse reconhecimento, a consolidação de cargas logo se expandiu pelo mundo. A expansão ocorreu devido ao aumento da quantidade de cargas consolidadas e a necessidade de apoiar as empresas a otimizar, além de seus custos que são cobrados pelo peso ou cubagem do produto, os seus recursos logísticos e operacionais
O NVOCC poderá analisar e recomendar para a sua empresa qual a forma mais eficiente de operação para cada demanda, realizando o gerenciamento dos riscos, verificando as documentações e pagamentos necessários e garantindo, assim, que a operação ocorra da melhor forma possível.

Para entender o passo-a-passo de como funciona esse trabalho, um NVOCC é uma empresa que irá consolidar, ou seja, agrupar cargas de menor volume de vários importadores e um único volume maior. Essas cargas irão para um terminal, que irá unitizá-las dentro de contêineres.

Após isso, o NVOCC irá comprar espaços em navios para, assim, embarcar seus contêineres com as cargas que foram consolidadas de seus diferentes clientes.
Com o container embarcado, o NVOCC encaminha para seu cliente um documento com todas as informações necessárias sobre a carga, nomeado de B/L.
Após a chegada no porto de destino, a carga irá para um terminal alfandegado para que o importador possa fazer o processo de nacionalização. Nesse momento, existe a possibilidade de mais negociações que sejam interessantes para a sua empresa, como prazos, armazenamentos, entre outras opções.

A importância de optar por um NVOCC com terminal alfandegado próprio

Conforme explicamos acima, o NVOCC irá te apoiar a tomar as melhores decisões para que o seu processo logístico ocorra da forma mais rentável e deixar o seu negócio mais competitivo.
Após a chegada do contêiner no terminal, o seu despachante irá realizar o desembaraço da carga, a documentação será toda analisada e, após que todo o processo esteja liberado, a carga será liberada.

Durante esse período, existem outros custos que são envolvidos, como, por exemplo, o custo da armazenagem da sua carga.
A FCA Log é o único NVOCC com Terminal Alfandegado próprio no Porto de Santos, o Terminal Eudmarco, e pode te garantir preços competitivos.

Cada operação é acompanhada por meio de um plano estratégico, o que garante que cada serviço é personalizado de acordo com a necessidade de cada cliente.

Isso possibilita, por exemplo, a negociação da armazenagem no Porto de Santos até mesmo para cargas sob todos os INCOTERMS, incluindo CIF, FOB, DAP ou FCA e com toda segurança e praticidade gerando melhor desempenho na logística. Basta o contato ser feito com o nosso representante na origem de embarque de sua carga.

Um serviço premium, do jeito que a sua empresa merece. Clique aqui e entre em contato com os nossos especialistas para conhecer mais sobre as nossas rotas semanais.
Na próxima semana, iremos abordar mais sobre os benefícios de trabalhar com um NVOCC com terminal alfandegado próprio.

Até a próxima!