Código de Política e Conduta Ética


I. Para quem é o Código de Política e Conduta Ética do Grupo ABA Infra?

Primeiramente, ressaltamos que, quando abordamos o Grupo ABA Infra, estamos citando as oito empresas que dele fazem parte: Eudmarco, FCA Log, Adonai, Toronto, Argemil, Concais, Contermas e Pier Mauá.

As regras gerais apresentadas neste Código devem ser seguidas por todos os Dirigentes, Colaboradores, prestadores de serviço, terceiros e por qualquer pessoa que venha a atuar em nome do Grupo ABA Infra e de suas empresas controladas, pois apresentam elementos considerados essenciais que devem ser seguidos nas relações estabelecidas com os diferentes públicos para a criação de parcerias de sucesso.

O Código de Política e Conduta Ética considera os seguintes públicos, embora não esteja limitado a eles: acionistas e investidores, associações de classe, associação sindical, bancos, clientes, colaboradores e outros públicos internos, comunidade e sociedade, concorrentes, fornecedores, Governo, órgãos reguladores e imprensa.

É de suma importância que todos compreendam e respeitem o nosso Código, além de todas as políticas e normas da empresa, legislações e regulamentos dos locais onde atuamos.

Caso algum colaborador fique com alguma dúvida sobre a maneira correta de agir ou interpretar qualquer ponto do Código do Grupo, deve solicitar orientações ao seu Gestor ou ao Departamento de Recursos Humanos.

Caso seja prestador de serviços, deve entrar em contato com o representante de sua empresa ou buscar ajuda ao gestor do seu contrato.

O Grupo ABA Infra conta com a colaboração de todos para que este Código de Política e Conduta Ética seja praticado diariamente.

II. Nosso propósito

Nossa missão é empreender com excelência priorizando a ética e segurança, realizando operações inovadoras.

Nosso destino é estar entre as principais empresas nos setores de infraestrutura e logística portuária, combustível e turismo.

E pretendemos seguir isso, seguindo os valores de fazer a diferença, atuar de forma ética e construindo parcerias baseadas em confiança.

Nós do Grupo ABA Infra temos por pilares os seguintes princípios:

- Conquistar reconhecimento de Clientes, Estado e Sociedade;

- Prestar serviços com qualidade, pontualidade, inovação e segurança;

- Manter os empregados comprometidos e motivados;

- Orientar a gestão para resultados, lucratividade e competitividade;

- Empregar soluções inovadoras com tecnologia adequada;

- Praticar gestão integrada e participativa;

- Atuar com ética e responsabilidade cidadã.

III. Princípios básicos de conduta

Respeito, legalidade, impessoalidade, moralidade e eficiência são princípios básicos e muito valorizados pelo Grupo ABA Infra. Não é tolerado em nenhuma das empresas do Grupo nenhum tipo de desrespeito entre seus colaboradores.

Os colaboradores devem possuir comportamentos que sigam os nossos princípios básicos com todos os diferentes públicos que lida em sua rotina dentro ou fora de seu ambiente de trabalho, zelando pelo sigilo de informações confidenciais e relevantes a que possam ter acesso, não as utilizando para obter vantagens próprias, mesmo caso não pertençam mais ao quadro de colaboradores do Grupo ABA Infra.

Todos devem cumprir as normas, leis, regulamentos e procedimentos, agindo de forma transparente e íntegra, independente da função ocupada ou da área de atuação, sendo proibido utilizar-se de sua função dentro do Grupo ABA Infra para influenciar decisões que favoreçam interesses (próprios ou de terceiros) que causem prejuízos a qualquer dos negócios do Grupo.

IV. Sobre o respeito

No Grupo ABA Infra prezamos pela diversidade de colaboradores para a construção de uma equipe. Buscamos sempre construir um ambiente de trabalho com foco produtivo e criativo, promovendo a igualdade de oportunidades, a meritocracia e buscando que nossos colaboradores atuem de forma harmoniosa e respeitosa a todas as características e opções de todos, independentemente de suas diferenças.

Da mesma forma que esperamos o respeito de nossos colaboradores, procuramos promover um ambiente respeitoso, acolhedor, de diálogo e seguro aos nossos colaboradores, com práticas de gestão voltadas a prevenção de acidentes, equipamentos e instalações seguras nos terminais e escritórios. Incentivamos que todos adotem condutas responsáveis e não admitimos que a atitude de uma pessoa (seja ela colaborador, fornecedor ou cliente) coloque em risco a saúde e a segurança própria e dos demais colaboradores.

O Grupo ABA Infra respeita e promove os Direitos Humanos não compactuando com práticas como discriminação, exploração sexual de crianças e adolescentes, trabalho infantil, trabalho degradante e forçado ou análogo ao escravo.

V. Sobre o relacionamento com fornecedores

Relações saudáveis, justas e sustentáveis com clientes e fornecedores são prezadas pelo Grupo ABA Infra.

Para isso, é imprescindível que todos obedeçam a legislação e que haja tratamento justo entre nossos fornecedores e seus colaboradores.

Incentivamos que as relações com fornecedores sejam construídas de forma ética. Por isso, recebimento de brindes e presentes é autorizado pelo Grupo ABA Infra, desde que não ocorra para influenciar decisões ou obter vantagens indevidas e que haja uma aprovação formal de nossa Diretoria.

>VI. Sobre as redes sociais

O Grupo ABA Infra, bem como as empresas que dele fazem parte, possui canais oficiais nas redes sociais e somente eles podem representar as empresas.

Colaboradores que optem por realizar seus cadastros nas redes sociais devem agir por meio próprio e com recursos particulares. Ao publicar suas opiniões, devem agir de forma totalmente pessoal, sem associar as empresas, não divulgando informações ou qualquer opinião que comprometa o Grupo ou as empresas.

Perfis de redes sociais associados ao Grupo ABA Infra ou as empresas somente deverão ser utilizados pela área responsável pelas autorizações e publicações nas mídias.

VII. Sobre o repúdio a corrupção e a falsidade ideológica

O Grupo ABA Infra orienta seus colaboradores a promover seus serviços de forma clara e verdadeira, não autorizando nenhuma forma de favorecimento a seus públicos (sejam eles fornecedores, clientes ou representantes do poder público) e repudiando qualquer forma de conduta corrupta, sejam elas suborno, desvios, concessões de vantagens indevidas, entre outras.

Além disso, não aceitamos a alteração de nossos documentos e registros e nem a omissão da verdade para a obtenção de qualquer tipo de privilégio ou vantagem.

VIII. Casos de violação ao Código de Política e Conduta Ética

Qualquer pessoa pode denunciar casos de violações ao Código de Política e Conduta Ética.

Para fazê-lo, deve comunicar o fato ao seu superior ou encaminhar a denúncia ao Comitê de Conduta e Ética. As informações e/ou denúncias recebidas serão tratadas de forma sigilosa e a identidade do informante será preservada. A violação de qualquer conduta ou prática é passiva de penalização mediante avaliação do Comitê de Conduta e Ética e estará sujeita à aplicação das leis brasileiras vigentes.